Compreendo que o brincar é potencialmente um excelente meio de
aprendizagem. Por isso, penso que há uma relação de prazer entre o brincar e o
aprender na criança já que no brincar o corpo, o desejo, a inteligência e o
organismo participam como um todo na aprendizagem.
Lembramos que brincar é um direito
garantido por lei (ECA,1990) no seu artigo 59 (BRASIL,1996); No referencial
curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1999, p.23), o qual
estabelece que as atividades lúdicas devem fazer parte das atividades permanentes,
devendo ocorrer dentro da instituição de educação infantil. É mencionado,
também, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,
Resolução CEB nº 01 de 7 de abril de 1999 (BRASIL,1999),
as quais estabelecem que todas as praticas pedagógicas das Instituições de
Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da
diversidade de manifestações artísticas e culturais. Assim
como, nas atuais Diretrizes Nacionais de Educação Infantil (CNE/CEB nº
20/2009), em seus artigos deixam claro que o processo pedagógico deve
considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as
diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do
brincar.
Em Piaget, o brincar é compreendido como recurso fundamentai dos quais o ser humano lança mão em seu processo de desenvolvimento, possibilitando a organização de sua cognição e seu afeto, portanto a organização do seu mundo interior na sua relação com o mundo exterior. assim sendo muito importante a brincadeira na vida de crianças e adultos tbm Parabéns tema mto interessante o seu !!
ResponderExcluirAdriana, que belas colocações essas hein, o brincar com certeza é essencial na vida da criança, pois através da brincadeira ela descobre o mundo, passa a ter relações afetivas com o outro além de favorecer o desenvolvimento do seu processo cognitivo. Souza (1996, p.56),nos traz uma contribuição onde diz que "proibir a criança de brincar, tanto nega sua cultura, como nega sua infância. Nada acontece no desenvolvimento de uma criança que não passe pelo brincar".
ResponderExcluirOlá Adriana achei muito interessante o seu blog, pois o brincar na Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Os jogos e brincadeiras, proporcionam experiências, que possibilitam a formação da sua identidade, além de se expressar, ouvir, respeitar o próximo, reconhcer os seus limites...
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