domingo, 10 de março de 2013


Compreendo que o brincar é potencialmente um excelente meio de aprendizagem. Por isso, penso que há uma relação de prazer entre o brincar e o aprender na criança já que no brincar o corpo, o desejo, a inteligência e o organismo participam como um todo na aprendizagem.
 Lembramos que brincar é um direito garantido por lei (ECA,1990) no seu artigo 59 (BRASIL,1996); No referencial curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1999, p.23), o qual estabelece que as atividades lúdicas devem fazer parte das atividades permanentes, devendo ocorrer dentro da instituição de educação infantil. É mencionado, também, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução CEB nº 01 de 7 de abril de 1999 (BRASIL,1999), as quais estabelecem que todas as praticas pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores: princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Assim como, nas atuais Diretrizes Nacionais de Educação Infantil (CNE/CEB nº 20/2009), em seus artigos deixam claro que o processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.




3 comentários:

  1. Em Piaget, o brincar é compreendido como recurso fundamentai dos quais o ser humano lança mão em seu processo de desenvolvimento, possibilitando a organização de sua cognição e seu afeto, portanto a organização do seu mundo interior na sua relação com o mundo exterior. assim sendo muito importante a brincadeira na vida de crianças e adultos tbm Parabéns tema mto interessante o seu !!

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  2. Adriana, que belas colocações essas hein, o brincar com certeza é essencial na vida da criança, pois através da brincadeira ela descobre o mundo, passa a ter relações afetivas com o outro além de favorecer o desenvolvimento do seu processo cognitivo. Souza (1996, p.56),nos traz uma contribuição onde diz que "proibir a criança de  brincar, tanto nega sua cultura, como nega sua infância. Nada acontece no desenvolvimento de  uma criança que não passe pelo brincar". 

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  3. Olá Adriana achei muito interessante o seu blog, pois o brincar na Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Os jogos e brincadeiras, proporcionam experiências, que possibilitam a formação da sua identidade, além de se expressar, ouvir, respeitar o próximo, reconhcer os seus limites...

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