quarta-feira, 13 de março de 2013


O papel da brincadeira no desenvolvimento da criança possibilita a pratica do direito de brincar no espaço de aprendizagem. O jogo tem um papel fundamental para a vida no que se refere aos conceitos de imaginação e auto-realização nas relações interpessoais, nos aspectos culturais e educacionais. De acordo com Kishimoto (1997, p.16) “ o sentido do jogo depende da linguagem de cada contexto social”. Assume diferentes significados e sua imagem vai depender de certos valores, modo de vida, etc. a partir dos jogos a criança tem contato com as regras, o tempo. O jogo expressa muitas vezes a realidade. A criança entende muitas coisas através do brincar.
O jogo supõe relação social, e interação. Por isso, a participação em jogos contribui para a formação de atitudes sócias: respeito mutuo, solidariedade, cooperação, obediência as regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal.
É percebido que durante as brincadeiras a criança tenta compreender o que se passa ao seu redor, fazendo intuição da realidade.
Segundo Luckesi:               


O conceito de brincar que perpassa nosso cotidiano é bastante moralista. “Aqui e acolá dizemos ou ouvimos dizer: “Agora, acabou a brincadeira, vamos trabalhar”, “Aqui não é lugar de brincadeira”, isso não é brincadeira”, “ vocês estão brincando, mas é preciso levar a serio”. Essas e outras expressões não fazem jus ao conceito de brincar. Ao contrario, desqualificam-no.


Diante do exposto vemos o que tais expressões é muito recorrentes por parte dos educadores de educação infantil, que apesar de saber da importância do brincar e suas significações, classificam o brincar como menos importante na pratica pedagógica.
Vocês encontraram diversos artigos de Cipriano Luckesi, que define e ressalta a importância do brincar no desenvolvimento da criança.



Um comentário:

  1. Boa noite!!! Muito relevante o texto que vc traz para nossa discussão! Traz fundamentações importantes, e esclare bem a temática. Penso que antes a brincadeira era vista apenas como um passar de tempo para professores que não sabia como agir, hoje o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem, onde o professor poderá estar utilizando o jogo para estar despertando a aprendizagem de maneira significativa!!!!!

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