domingo, 10 de março de 2013


Estudos apontam a relevância do jogo, brinquedo e brincadeiras como oportunizador  para o desenvolvimento integral da criança. De acordo com os teóricos da corrente histórico-social, o jogo é a atividade principal da criança pré-escolar, ou seja, é o mediador por excelência das principais transformações que definem seu desenvolvimento.
É brincando que a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, realiza seus sonhos e habilidades. Segundo Oliveira (1992, p.67):


A criança desde muito pequena, brinca. Inicia brincando individualmente, com o seu corpo, com objetos, brinca com o adulto que lhe cuida. Logo brinca também com outras crianças da mesma idade, estabelecendo relações com elas, criando papeis, cenários e “fazendo d conta”.


Vemos então o quanto o brincar é significativo e oportunizar as crianças com brincadeiras sejam elas, livres, espontâneas ou dirigidas, para que ela desfrute do prazer do brincar. O brincar oportuniza a criança a compreensão e construção da realidade que se insere, seja boa ou ruim, como a violência, preconceito, o descaso na educação.

vídeo que disponibilizo traz a doutora  Tizuko Morchida Kishimoto discutindo sobre a importância do brincar na educação infantil.
Atua no campo da educação infantil focalizando estudos sobre formação de professores, propostas pedagógicas, história e políticas públicas, museu e brinquedoteca, letramento e o brincar. Produz materiais pedagógicos destinados a professores e a comunidade em geral, para educação de crianças cegas (brailleviritual, lupa), organiza e mantém curso à distância para formar profissionais para atuar em brinquedotecas e disponibiliza, gratuitamente , materiais digitais para os interessados na ludicidade . Tem utilizado recursos da pesquisa-ação para envolver profissionais da rede pública de São Paulo para melhorar a qualidade da praxis e a discussão das Pedagogias da Infância. Mantém grupo de pesquisa no Brasil, em rede com grupos internacionais para discutir a infância  as pedagogias, entre os quais, a Universidade do Minho. Relaciona-se com grupos de pesquisadores em Parmal, Itália e, na França, com a Universidade Paris 13 para estudar as especificidades do brincar e da infância.Especializa-se no campo dos jogos e brincadeiras, mantendo contato com pesquisadores do International Toy Research Association. Entre outros interesses pesquisa a cultura da infância em diferentes países, entre os quais o Japão, a França e Portugal.
(Texto informado pelo autor)



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